sábado, junho 19

Vede que ninguém vos engane

Mateus 24: 4 e 24.
... E ele lhes respondeu: Vede que ninguém vos engane...
... Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, os próprios eleitos...

Observamos que Jesus nos textos citados, nos faz uma séria advertência há um fato que certamente faria parte de nossas vidas antes de seu retorno para levar a sua noiva para o tão desejado casamento. Passaríamos pelo processo de ser seduzidos pelo engano.

Texto Base 2: 1º João 4:1 e 6.
... Amados, não dê crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora... Nós somos de Deus; quem conhece a Deus, ouve-nos; quem não é de Deus, não nos ouve. Assim é que conhecemos o espírito da verdade e o espírito do erro.

Já na primeira carta de João, ele afirma expressamente que não apenas estaríamos lidando com o espírito da verdade, mas que também seriamos confrontados com o espírito do erro, o espírito do engano, que estaria presente no cotidiano da vida do cristão para nos induzir ao erro, tendo a consciência de acerto.

Definição.
O que é um engano?
Erro causado por descuido, Falta de conhecimento especifico, Fraude, Ma fé,Erro inconsciente.
Das definições citadas podemos destacar duas dentre elas para melhor ilustrar a definição para o espírito de engano:

Erro inconsciente. Por que este espírito nos leva ao comportamento maquiado com motivações e desejos que ao cristão naquele momento são absolutamente corretos. A pessoa toma atitudes erradas pensando que esta coberta de razão.
Erro causado por descuido. Por que este espírito tem como uma das portas de entradas na vida cristã, justamente por descuidos que possibilitam a sua ação naquela área.
Neste ponto é bom fazermos uma ligação com outro espírito. O da Rebeldia.
Normalmente o espírito de engano e a rebeldia são parceiros ministeriais. Eles trabalham em equipe. O engano é a porta principal para o estabelecimento da rebeldia.
Os Três níveis do engano:
Sedução pelo prazeroso. Gn. 3: 4 e 5.
... Então, a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal.
Eva não estava num primeiro momento interessada em ter uma atitude expressa de rebeldia contra o seu criador. Como a maioria dos cristãos em seu interior, não estão com a intenção de ter uma atitude expressa de desobediência a Deus ou a uma autoridade por Ele estabelecida. Ela tem um comportamento errado induzido por uma sedução ao prazer.
Ela é induzida por um convite mentiroso da serpente: Ser como Deus, conhecedor do bem e do mal. De ser como Deus.
E o primeiro nível de ação do espírito de engano, é quando o cristão deixa o padrão do cristianismo para se mover em função de uma sedução natural que nos leva a ter atitudes completamente equivocadas, mas ansiando conquistar algo. E não dando conta disso estão num processo de impossibilidade de analise correta da vida.
Este estagio normalmente esta ligado a cristãos que ainda não tem a sua maturidade na plenitude, cristãos que desejam a Deus, mais ainda não conseguiram se livrar dos desejos naturais desenfreados.
A natureza terrena na vida destas pessoas ainda controla a maioria das suas ações, portanto são facilmente seduzidos pelo prazer natural.
Disposição Mental para o Erro. Rm. 1: 28.
... E, por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem coisas inconvenientes...
Após a sedução pelo prazer dominar a alma do cristão envolvido com o espírito de engano, ele então de forma consciente de posse da verdade bíblica, arruma convicções para propositalmente desprezar o conhecimento de Deus. Ele começa a ter convicções anticristãs, porém achando justiça em sua própria mente para os seus erros.
O desprezo do conhecimento de Deus nos conduz ao um estado de engano tal, que a única saída para o livramento deste processo é conduzir esta vida ao estado de demérito, para que haja cura. Onde a única solução pra a ruína que se tornou sua vida, seja se voltar completamente a Deus em estado de humildade.
Este estagio só é possível estar nele, cristãos que de alguma forma tem sua maturidade suficiente para saber o que é certo e errado e condições de escolha entre o certo e o errado. E tendo esta consciência e aptidão para essas escolhas, de forma consciente escolhem pelo erro, Escolhem pelo pecado. Fazendo assim estão desprezando o conhecimento adquirido de Deus.
E para que haja cura são entregues a uma disposição mental para o erro.
Escolha proposital e definitiva pelo engano.
... Mas aquele que blasfemar contra o Espírito Santo não tem perdão para sempre, visto que é réu de pecado eterno... Mc. 3:28.
... É impossível, pois, que aqueles que uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo, e provaram a boa palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro, e caíram, sim, é impossível outra vez renová-los para arrependimento, visto que, de novo, estão crucificando para si mesmos o Filho de Deus e expondo-o à ignomínia... Hb. 6: 4 a 6.
... Se alguém vir a seu irmão cometer pecado não para morte, pedirá, e Deus lhe dará vida, aos que não pecam para morte. Há pecado para morte, e por esse não digo que rogue... 1º Jo. 5:16.
Visto a polemica deste ponto, e seriedade do mesmo, citamos três referencias bíblicas sobre o assunto. E os textos referidos nos dão argumentos para afirmar que existe um estagio definitivo de engano e rebeldia. Um ponto onde voltar para trás não será possível. Este ponto não é facilmente atingido. Não é qualquer pessoa que pode atingi-lo.
Este terceiro estado é um estagio atingível por pessoas extremamente maduras na fé, lideres no reino de Deus, que alcançaram um relacionamento verdadeiro com o Senhor, mas que infelizmente de forma proposital e consciente de seus atos rejeitam a verdade e decidem seguir a mentira, sabendo que é a mentira, e propagando – a , como se fosse verdade, se tornando assim semelhante ao diabo. Tendo a sua atitude. Assumindo a sua essência a mentira.
Exemplificando:
Os níveis de engano e rebeldia:
Os inconscientes – Os conscientes – Os irreversíveis –
Compreendendo a ação do espírito de engano e rebeldia:
Para compreendermos a sua ação, vamos analisar a sua primeira aparição nas Sagradas Escrituras.
Faça a leitura do texto mencionado. Gn. 3: 1 a 8.
Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o SENHOR Deus tinha feito, disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?
Respondeu-lhe a mulher: Do fruto das árvores do jardim podemos comer, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais. Então, a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis.
Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal.
Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu.
Abriram-se, então, os olhos de ambos; e, percebendo que estavam nus, coseram folhas de figueira e fizeram cintas para si.
Estabelecimento da duvida. Gn. 3:1.
Observe o que a serpente diz:
Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o SENHOR Deus tinha feito, disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?
Note bem que ela faz uma pergunta a Eva. A serpente não declara guerra contra as ordens de Deus, logo no inicio ela questiona as suas ordens, ela tenta colocar duvida no coração de Eva.
O passo inicial para o estabelecimento do engano, é colocar duvida quanto as convicções de Deus geradas em nossos corações.
A apresentação da serpente descrita no inicio do versículo, nos mostra de forma explicita que o diabo quando vem colocar duvida no coração do cristão, não faz isso de forma despretensiosa, ele ataca com as suas armas que via de regra está ligada as nossas fraquezas particulares. O texto diz que ela é esperta, sagaz.
A sua esperteza é comprovada logo após fazer a pergunta que faz a Eva, todo o dialogo agora vai girar em torno dos benefícios que Eva teria se comesse do fruto. Ela joga uma duvida com a pergunta.
Mas com seus argumentos ela reforça que será de grande beneficio para Eva estar cedendo as duvidas colocada no seu coração através daquela pergunta.
Racionalização da fé. Gn. 3:6 a.
...Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento.
Observe que Eva a partir da duvida gerada em seu coração olha para o fruto com outros olhos. Ela vê a arvore agora como boa, agradável e desejável.
O fruto era o mesmo, a aparência dela não havia alterado. Antes Eva o via como morte. Agora ela o vê como vida. Essa mudança de visão quanto ao fruto se dá por um processo mental que daremos o nome de racionalização da fé.
A racionalização da fé é tudo aquilo que se diz respeito ao reino de Deus e que em virtude de uma duvida gerada em nós, então começamos a fazer as nossas analises baseadas exclusivamente no processo mental. Onde a fé é deixada de lado, e o que vale agora é o que vemos, sentimos e queremos.
Ela viu o fruto, ela desejou o fruto, com a força natural da sua mente.
Pensar, raciocinar, analisar, não é errado. Muito pelo contrario é altamente indicado, desde que este processo não esteja todo ele baseado em dúvidas geradas pelo diabo. O nosso processo mental só terá valor se estiver baseado na mente de Cristo, na palavra de Deus.
Comportamento equivocado. Gn. 3: 6 b.
Com a dúvida estabelecida no coração, a mente agora trabalhando baseada na duvida, tomamos então uma decisão que gera um comportamento. Veja o comportamento de Eva.
...Tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu.
Ela comeu do fruto. O comportamento foi exatamente contrário às ordenanças dadas por Deus. Um comportamento gerado por uma duvida, conduzido por um processo mental, chegamos até o comportamento.
E neste ponto onde a rebeldia se estabelece no coração do cristão. A dúvida gerada pelo diabo é a porta de entrada da rebeldia. O processo mental fundamentado nesta duvida é o caminho para a rebeldia. E o comportamento de desobediência é o estabelecer da rebeldia.
Vamos repetir este pensamento detalhadamente:
A dúvida gerada pelo diabo é a porta da rebeldia.
O processo mental baseado na dúvida é o caminho para a rebeldia.
O comportamento contrário as ordenanças de Deus são o estabelecimento da rebeldia.
Quero apenas aqui registrar que existe sim uma fase nas decisões da vida de indefinição, onde temos duvidas em relação a muitas coisas. Então não fique neurótico! Nem todas as dúvidas são portas para o engano e rebeldia.
Refiro-me a duvida lançada sobre convicções já dadas por Deus a sua vida. Essas verdades, convicções e promessas, essas sim não podem ser colocadas em dúvida, pois você já tem a convicção que de fato são ordenanças de Deus à seu respeito.
Características de uma pessoa que esteja sobre a ação do espírito de engano e rebeldia em alguma área da vida:
Consciência excessivamente justificável. Gn. 3:7 / 1º Sm. 15: 13 e 15.
Pessoas que nunca estão erradas. O mundo todo pode estar sinalizando a ela o seu erro, mas ela ainda continua tendo certeza que só ela esta correta. Pessoas que tem a síndrome da inocência.
Elas sempre são inocentes! E quando existem fatos contra elas, então justificam sua atitude errada por uma motivação correta, mas mesmo contra fatos existem explicações, pois eles não admitem que erram.
A culpa é sempre de outra pessoa. Gn. 3:12 / 1º Sm. 15: 20 e 21.
Quando todas as tentativas de se auto-inocentar acabam, então o próximo passo é achar alguém que tenha errado em alguma área parecida, ou que esteja envolvida no fato, para desviar a atenção de si e jogar para a outra pessoa.
Tem o discurso mais ou menos assim:
- Eu errei, mas fulano também errou e ninguém falou nada!
Elas tentam se auto-justificar a si mesmo, encontrando pessoas que tenham falhas semelhantes.
Obedecem a seu jeito. 1º Sm. 15: 7 e 9.
Sempre que recebem uma ordem, elas podem até obedecer, mas sempre querem dar o seu toque pessoal, mesmo que não manifestem isso por palavras, mas sempre querem estar numa posição de comando, mesmo quando aparentemente tem uma atitude de serviço
Sempre querem concertar o erro. 1º Sm. 15: 20 / Gn. 3:7.
Após terem errado, logo em seguida sua ação não será de arrependimento, muito menos de confissão, mas sim de encontrar uma maneira rápida de esconder o seu erro, ou remendá-lo a fim de ninguém perceba o que esta pessoa fez, ou que seus efeitos sejam minimizados. E quanto mais tenta concertar, mas elas pioram as coisas.
Tem sempre boas explicações. 1º Sm. 15:15 / 1º Sm.13:12/ Gn. 3:12.
Quem explica se inocenta! Quem se inocenta, dispensa necessidade de mudar.
Quem muita se explica, acaba que nunca tem atitudes de mudanças positivas em sua vida.
Essas pessoas sob esse espírito são muito criativas para se explicar, a ponto que elas mesmo acreditam em suas próprias explicações exageradas.
Conseqüências da ação do espírito de engano e rebeldia:
Abandono da fé – 1º Tm. 4:1.
Pessoas que desenvolvem um estilo de vida 100 % baseadas em razão.
Sua vida é desprovida de milagres. A força de seu braço é a única maneira de provisão diária.
Cauterização da mente – 1º Tm. 4:2.
A mente deste indivíduo depois de um processo médio / longo, entra num estagio de cauterização da mente, ou seja, a sua mente agora não tem mais a capacidade aguçada de identificar erros e pecados.
Tantos foram os erros e pecados cometidos e justificados que agora a sua mente não acusa mais o sentimento de erro. Há agora um sentimento de acerto permanente.
Ausência da simplicidade e pureza devidas a Cristo. 2º Cor. 11:3.
Desenvolvimento de um estilo de vida onde o dia a dia se torna cada vez mais complicado, cada vez tarefas normais, situações costumeiras vão se tornando mais complicadas.
Pessoas que não tem facilidade para se relacionar, qualquer coisa é motivo para se romper relacionamentos. A pureza vai desaparecendo a medida do avanço da rebeldia.
Dificuldade em ouvir e discernir a voz de Deus. Hb. 3:13.
Essa pessoa terá imensas dificuldades inicialmente de discernir a voz de Deus, e com o tempo até de ouvi-la, pois todo o seu ser estará envolvido por um engano tal, que a voz de Deus será inaudível a esta pessoa. Sua mente criará uma barreira a voz de Deus.
Endurecimento do coração – 1º Jo. 4:6.
Com a ausência da voz de Deus em seu espírito, o seu coração cada vez mais se tornara insensível a Sua ação. E agora será necessária não apenas a voz do Senhor para comunicar a este coração, mas as circunstâncias naturais terão que se mover para convencer esta pessoa do pecado.
Disposição mental para o Erro – Rm. 1:28.
Nesta etapa, a voz de Deus estará com uma barreira na mente desta pessoa, ela terá imensas dificuldades de arrependimento, pois suas mente esta embotada. Ela entra agora num processo de ter sua mente disposta ao erro. Para que o erro leve esta pessoa ao fundo do poço, para que então possa haver arrependimento, e assim Deus possa entrar com socorro.
Como Prevenir o estabelecimento do Engano:
Ande sob cobertura espiritual. Rm. 13:4 / At. 2:44.
Esteja submisso a alguém, isto é protetor. E, além disso, ande junto com pessoas que tenham maturidade para ajudá-lo na vida cristã.
Tenha tempo de intimidade com Deus. Jo. 14:16
Não basta apenas ler, orar intensamente a favor de alguém. È necessário dedicar tempo a nutrir um relacionamento saudável com Deus, onde Ele terá oportunidade de falar com você sob as áreas de sua vida que você necessita de cura.
Avalie – se constantemente. 1º Cor. 11:28.
Tenha como pratica de vida, fazer avaliações periódicas de seu comportamento, de suas motivações, faça isso de forma serena, analisando seus comportamentos aos padrões da palavra. Chegue a um resultado e logo em seguida, trace planos de melhoria pessoal e volte a se avaliar para ver onde houve crescimento ou não.
Exercite constantemente:
- Leitura da Palavra. Jo. 17:17.
- Oração em Línguas. 1º Cor. 14:14.
- Jejum. Mt. 9:14.
Como sair do Engano, caso identificou algum sintoma em sua vida:
Peça Socorro! Sl. 51:17 / Sl. 54:1 / Ecl. 4: 9,10,12.
Busque ajuda em uma pessoa correta. Busque ajuda!
Vença o orgulho e peça ajuda. Sem este passo tudo será muito mais difícil e complicado.
Submeta-se:
- Autoridades . Rm. 13:4.
- Palavra. Jo.17:17.
Tenha atitudes propositais de submissão, mesmo que não haja vontade para tal, isso é normal, pois seus sentimentos estão bem mais envolvidos com o engano, do que com a palavra, mas submeta-se. Este é o caminho mais curto para a vitória.
Tome atitudes contrarias ao engano naquela área.
Identificando aonde o engano age, em qual área, você fará exatamente o contrário ao que o engano estabelece.
Se o espírito de engano esta tentando afastá-lo de uma pessoa, procure-a, e diga a ela que você precisa estar perto dela.
A cada atitude contrária a este engano, doses de unção que quebra o jugo estão sendo liberada sobre a sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário